Aguinaldo Filho

Aguinaldo (José de Souza) Filho é ator, narrador, jornalista, âncora de TV, tradutor e radialista brasileiro. Com uma carreira versátil que abrange TNT Network, BBC, Rádio Suécia, Rádio Praga, Âncora da PanAmerican Sports Network, além de tradução e narração de livros em diversas línguas, a voz de Aguinaldo Filho foi utilizada em milhares de transmissões em todo o mundo.

Começou cedo

Nascido em Jaraguá do Sul , em Santa Catarina, Brasil , filho de Aguinaldo José de Souza e Abigail Melchiades de Souza, “Naldo”, como era chamado em casa, foi o terceiro de cinco filhos, nascido de uma época em que o único entretenimento em casa era o rádio. Em sua casa em Joinville, ele ficava acordado até tarde da noite em seu quarto na Conselheiro Mafra, ouvindo as ondas-curtas de rádio, (BBC, Voz da América, Rádio Moscou, Rádio Praga, Suécia, o Vaticano etc.), o que despertou sua curiosidade sobre a magia do rádio. Ele então fez um curso de rádio-técnico por correspondência aos 14 anos de idade. Aguinaldo cumpriu seu serviço militar obrigatório aos 18 anos, e depois mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou sua carreira de radialista.

Carreira

Depois que Naldo deixou o exército aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para ficar com os pais. Certo dia, enquanto debatia sobre retornar à escola ou conseguir um emprego, Naldo ouvia uma estação de rádio local e teve uma epifania. O locutor  tropeçava nas palavras da transmissão, e Naldo pensou: “Se pagam ele por isso, eu posso fazer melhor”. No dia seguinte, Naldo pegou um bonde para o centro do Rio e fez um teste para três estações de rádio, e conseguiu o emprego em duas, Mayrink Veiga e Radio Relógio, e começou a trabalhar no dia seguinte como locutor.

Pouco depois, Naldo começou a trabalhar nas duas estações de rádio e também se matriculou em uma escola de teatro, a Fundação Brasileira de Teatro, estudando para ser ator. Ele começou a dublar filmes para a televisão e trabalhar como ator em pequenas partes para várias produções cinematográficas, como Os Paqueras, de Reginaldo Farias e novelas de TV. No início dos anos 1960, Naldo conheceu Maria das Dores de Souza, fã de seu trabalho na Mayrink Veiga, e casaram tendo sua única filha, Katia Cristina, em 1962. Como ele continuou seu trabalho no rádio e na TV, surgiu uma oportunidade na Voice of America, que procurava radialistas internacionais para trabalhar em Washington DC. Naldo se candidatou e foi aprovado. Entusiasmado com suas perspectivas futuras, ele se casou com Maria das Dores, deixou as estações de rádio e se preparou para se mudar para os Estados Unidos. No entanto, quando a chefe da Voz da América veio para entrevistar os candidatos aprovados, Lilian LaMachia, informou Naldo que ela gostava muito dele, mas que ele precisava de mais experiência. Para compensar Naldo por ter deixado os outros dois empregos, Lilian conseguiu que ele trabalhasse no estúdio de gravação da embaixada americana no Rio. Naldo continuou trabalhando na embaixada americana pelos próximos 3 anos, enquanto seu casamento com Maria das Dores se dissolveu. Em 1965, Naldo ainda estava ansioso para viajar para o exterior, essa oportunidade veio na forma de um trabalho  como internacional broadcaster para a Rádio Suécia . Em março de 1966, Naldo chegou a Estocolmo, na Suécia,  onde começou sua turnê européia.

Vida fora do Brasil

Um ano depois, Naldo deixou seu emprego na Radio Suécia e tentou estudar arte dramática na RADA (Royal Academy of Dramatic Arts) em Londres. Ele foi negado a entrada no país devido à falta de fundos, e continuou viagem para a França. Ele passou um ano viajando de carona na Europa e, em julho de 1967, foi recompensado com uma bolsa da Fundação Gulbenkian para estudar lingüistas e filologia  da língua portuguesa na Faculdade de Letras de Lisboa, Portugal.

 

Após a conclusão de seus estudos, ele continuou a viajar pela Europa, que incluiu investigar diferentes estações de rádio em toda a Europa e visitou a Rádio Praga, que acabou contratando-o. Ele trabalhou na Radio Praga como internacional broadcaster por um ano, onde conheceu sua segunda esposa no primeiro dia de trabalho, Misha. Durante este período, Naldo viajou frequentemente a Londres para trabalhar como professor de português e voz para a BBC. Na época em Praga, a “Dubcek Spring” caiu sob a invasão soviética, e retornou ao comunismo, e Naldo decidiu se mudar para Londres com sua nova esposa. Nove meses depois, Naldo tem seu segundo filho, Phillip, enquanto morava em Londres. Ele continuou seu trabalho para a BBC como “colaborador externo” e recebeu seu cartão de residente britânico. Depois de 3 anos, o bicho da viagem voltou a dominá-lo e, em 1972 foi-lhe oferecido um cargo na rádio NHK, no Japão. Passando por Nova York, ele ficou sabendo que a posição havia sido preenchida. Para aproveitar ao máximo a situação, e descobrindo que ele gostava de NYC, Naldo aceitou um emprego como funcionário de escritório no Brazilian Trade Bureau. Um ano depois, ele entrou em contato com Lilian LaMacchia, na VOA (Voz da América) e informou-a de que  estava na América, com mais experiência e disponível. Seis meses depois ela o chamou para Washington DC e ofereceu-lhe o trabalho que era seu por direito 10 anos antes, mas negado devido à alegada inexperiência. Naldo em seguida mudou-se para Washington DC com sua esposa e filho, onde passou 15 anos trabalhando no turno da noite para VOA. Naldo foi âncora da VOA, escreveu programas culturais, entrevistou pessoas, transmitiu o lançamento de vários ônibus para o espaço, cobriu a primeira visita do Papa aos EUA, foi repórter da Rádio Capital, e foi a voz de muitos ministros de televisão famosos, incluindo ” Rex Humbard ” na década de 1980, ” Ben Kinchlow ” do clube 700 e Morris Cerullo.

 

Depois de se divorciar  em 1986, Naldo deixou a VOA e decidiu estudar no Brooks Institute of Photography em Santa Bárbara, Califórnia . Enquanto visitava Washington DC para o casamento de uma sobrinha, ele conheceu sua atual esposa, a escritora Rosa DeSouza, pedindo-a em casamento cinco dias depois. Ela então se mudou para Santa Bárbara, enquanto ele terminava seus estudos no Brooks, formando-se em 1990, conquistando um BA em Mídia e Cinematografia. Naldo então se mudou para Los Angeles com Rosa, e enquanto pagava suas contas trabalhando como instrutor de Direito de Trânsito, Ele começou a bater à porta da indústria cinematográfica para um emprego como diretor de fotografia. Um ano depois, enquanto folheava a revista Variety, Naldo leu as seguintes manchetes: “Ted Turner vai para o sul”. Global Media Mogul Ted Turner estava abrindo a rede internacional TNTpara os países da América do Sul. Naldo ofereceu sua experiência como locutor, escritor, tradutor, voice-over e BA recém-adquirido para a TNT e foi contratado na hora.

Em dezembro de 1990, Naldo e sua esposa Rosa mudaram-se para Atlanta, Geórgia, onde fica a sede da TNT. Ele começou a trabalhar como produtor de TV e se tornou a voz da emissora. Durante seu tempo na TNT, ele escreveu, desenvolveu e coordenou produções originais, promoções, vídeos internos e corporativos e spots de rádio. Além disso, ele foi o tradutor simultâneo dos Grammys, American Music Awards, SAG Awards, The Emmys e muitas outras transmissões de televisão ao vivo. Em 2000, ele recebeu dois empregos, um na Direct TV como produtor e, três meses depois para ser âncora na PanAmerica Sports Network, ambos localizados em Miami, Flórida. A PanAmerican Sports Network queria exclusividade, então Naldo deixou seu trabalho de produtor na Direct TV e ficou na PSN como âncora. Dois anos depois, a emissora faliu e Naldo e Rosa decidiram entrar num negócio por conta própria e compraram uma franquia TCBY em Hollywood Beach, na Flórida. No entanto, este foi um movimento inoportuno, devido ao 11 de setembro e à queda das Torres Gêmeas, ocorrido apenas alguns meses depois. Esse evento praticamente secou a indústria do turismo de Miami por tempo suficiente para levar à falência suas poupanças e investimentos. Sentindo-se desconfortável na América, resolveu fazer o inimaginável, voltar para suas famílias em Florianópolis, Brasil.

 

Desde 2004, Naldo e sua esposa Rosa DeSouza vivem na ilha de Florianópolis, onde Rosa escreveu e publicou 11 livros, muitos audio-livros narrados na voz de Aguinaldo. Naldo trabalha como ator comercial , dublador e narrador de livros de áudio, enquanto aguarda o próximo passo.

Obras

Animal Planet: Guerilla Warfare, ator principal do longa-metragem “MUAMBA”, rodado em 2008, dirigido por Chico Faganelo. LIP-SYNCH DUBBING: A voz de Rex Humbard no Brasil há mais de cinco anos. A voz de Ben Kimchlow (Club 700) A voz de Cary Grant por muitos anos no Brasil. A voz de vários personagens em muitos filmes diferentes. Personagens regulares em shows de animação e MC Narrador para Cisneros (The Kitchen) Miami.

RÁDIO E JORNALISMO INTERNACIONAL DE RADIODIFUSÃO

Emissora Internacional. Escreveu, produziu e foi MC das seguintes estações: Voz da América, Washington, DC, 13 anos, escrevendo, traduzindo e transmitindo notícias como âncora, repórter, criador / editor de spots de rádio. Editor / Supervisor do VOA’s Breakfast Show para o Brasil, supervisionando quatro pessoas. BBC, Londres, 3 anos; Rádio Suécia, Estocolmo, 1 ano; Rádio Praga, República Checa, 1 ano. Comercial Radio MC e locutor de várias rádios no Rio de Janeiro, Brasil.

Premios

6 vezes ‘Deans List’ no Brooks Institute of Photography, graduando como Melhor da Classe no Brooks Institute of Photography, Membro da Academia de Letras e Artes Santa Caterina desde 2010, Membro do Screen Actors Guild